CAU - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
IPERJ - PEDREGULHO UM PATRIMÔNIO HISTÒRICO
ARQUITETURA E URBANISMO
Estudantes vocês vão entrar no Pedregulho
Ficha Técnica:
CONJUNTO RESIDENCIAL PREFEITO MENDES DE MORAESArquiteto: Affonso Eduardo Reidy - Nasceu na França 26/10/1909, aos 17 Anos mudou-se para o Brasil/RJ e logo ingressou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Affonso Reidy se formou em Arquitetura em 1930
Construção: 1947
Construído para os Funcionários do Distrito Federal
O Pedregulho o prédio mais visitado por mundo por Arquitetos e Engenheiros e Estudantes do mundo inteiro.
Obra de Arte do Arquiteto
Reidy _ Pedregulho _ Dados _ Acervo Harry Nunes - Um Projeto Robusto por dentro e leve por fora. Por achar-se tão leve os funcionários na época beneficiado com sua casa própria chegavam a desistir do imóvel. Pois causava a impressão de que o primeiro temporal viria tudo por água abaixo. Andar pelos corredores do Pedregulho, tem-se a impressão de que a estrutura sobre pilotis vai ruir. A impressão de que está embaixo dos quatro pavimentos acima, dois pavimentos abaixo da laje principal. Seria imaginar de que o vento fosse capaz de provocar uma coxão de ar capaz e arrancar as lajes superiores. Tudo por causa da leveza das linhas sinuosas de suas fachadas.
Por outro lado o medo de deslocamentos e sedimentação do solo, já que o prédio foi construído e encosta de morro, para funcionários públicos de baixa renda.
Arquiteto tem que ser arrojados, vencer grandes vão, o que chamo de pendurar sua obra num cabide externo, para que todos possam ver sua roupagem.
A parceria de Reidy e a Engenheira Civil Carmem Portinho, a principal alavanca a impulsionar a obra. Carmem Portinho gerenciou a obra do início ao fim enfrentado todo tipo de infringência política. Seu pulso forte e forte determinação promoveu a Arquitetura Moderna propiciando daí em diante várias obras com incentivo do Governo. (PUC-sobre Reidy)
Fonte: Globo News
Nenhum comentário:
Postar um comentário